sábado, 2 de fevereiro de 2008

A FÉ DE CADA UM (PARTE 1 - ISLAMISMO)

SOCIEDADE ISLÂMICA DE SANTOS


A foto acima se trata de uma pesquisa sobre religiões que fizemos para um trabalho da faculdade no ano passado. Estivemos pesquisando três religiões, o Hinduísmo, o Budismo e o Islamismo, e podemos dizer que foi uma pesquisa bastante interessante, pois visitamos cada um dos templos, participamos das reuniões, conversamos com os líderes de cada religião e posso dizer que foi muito enriquecedor não só para nosso trabalho, mas para as nossas vidas.



Bom... começamos nossa saga em outubro do ano passado, eu e a Fabiana (colega de classe e também cristã) pegamos nossas máquinas fotográficas, celulares, mp3, blocos e fomos (lógico, nós telefonamos antes perguntando se poderíamos realizar a pesquisa, para não correr o risco de chegar e dar com a cara na porta, ou pior, sermos mal recebidos).






A Fabi me pegou por volta de 14:30 da tarde e iniciamos nossa jornada, antes passamos na casa de sua avó para pegar a máquina fotográfica dela, quando ficamos presos para fora do carro, primeiro transtorno do dia, tentamos abrir o carro, mas não conseguimos, tivemos que ligar para o pai dela para que viesse com a chave reserva... enfim, parece que conseguíriamos ir...






Chegamos a Mesquita de Santos, olhamos aquele templo imenso e comentamos sobre o receio e apreensão que estavamos sentindo, pois qualquer um que acompanha os noticiários sabe da fama dos mulçumanos que são logo associados aos terroristas, bombas, atentados, etc... mas entramos, era a festa do último dia do Ramadã (ocasião no qual fazem jejum do nascer até o por do sol, em torno de mais ou menos um mês), uma moça nos levou até o segundo andar onde acontecia as orações, o templo estava cheio, minha amiga foi separada de mim, levada ao espaço onde as mulheres ficam e eu entrei no templo (depois de tirar os sapatos) e logo o presidente da Mesquita veio em minha direção. Gelei! pensei comigo: ele vai me dar a maior bronca por estar tirando fotos seu autorização... quando para minha surpresa ele me cumprimenta e diz que posso ficar a vontade e me convida para me aproximar mais para tirar fotos mais perto. Fiquei tanquilo e logo estava fotografando tudo sem nenhum embaraço.



Fabiana estava na parte de cima e parece que tinha esquecido de tirar os sapatos e foi repreendida por isso, mas nada muito grave...






Passado as orações ficamos lá fora, na ante sala pensando se poderíamos entrevistar algum membro da Mesquita para nossa pesquisa, foi quando o próprio presidente da Sociedade Islâmica nos pediu para aguardar que ele falaria conosco, ficamos surpresos com tal disponibilidade, pois ele estava lá desde as sete da manhã por causa da festa do ramadã. Aguardamos um pouco e logo depois fomos para uma outra sala, acho que era uma sala de reuniões em virtude da mesa grande, várias cadeiras, livros e etc. Ele ligou o ar condicionado e buscou água pra gente ( muita gentileza, já que fazia bastante calor no dia).








Então começamos a entrevista, ele nos deu uma pequena aula sobre o islãmismo, falou entre outras coisas sobre seus projetos sociais, no qual todo muçulmano tem que dar 2,5% de seu rendimento anual para obras assitenciais, um dos motivos do ramadã é sentir na pele como é ter fome e não ter o que comer, falamos sobre o papel das mulheres no islamismo, e descobrimos que para eles a mulher não é um ser inferior, mas é valorizada, o motivo delas ficarem toda coberta dos pés a cabeça, segundo o presidente, é o fato dela não ser tratada como um objeto, mas mostrar sua beleza somente para o seu marido.








Ficamos cerca de uma hora conversando e não poderíamos deixar de perguntar sobre o terrorismo e sobre os radicais, foi quando ele mudou levemente a feição, mas sem perder a compostura respondeu que esses movimentos radicais não são verdadeiros muçulmanos, eles usam o islamismo como desculpa para seus propósitos, e a mídia e a sociedade distorcem os fatos pois não querem que o islamismo se propague por motivos políticos e etc, mas que a verdadeira mensagem do islamismo é a paz, prega-se e busca-se a paz mundial.



SALAH MOHAMED ALI
(Presidente da Sociedade Islâmica de Santos desde 1977)



Encerramos assim essa primeira parte de entrevistas sobre as religiões, ficando (eu e a Fabiana) bastante surpresos e impactados com a força da fé que eles tem, as boas maneiras e principalmente a disciplina em suas atividades.


Fica de lição para nós cristãos que muitas vezes por tão pouco já nos encontramos desfalecidos e desanimados, a perseverança que eles possuem em viver aquilo que acreditam!



E Aguardem... em breve estarei postando aqui nossa saga pelo hinduísmo...


Abraço a todos

6 comentários:

Laurah disse...

pouts... essas pesquisas sobre religiões ou povos de culturas diferentes são sempre interessantes.

Eu como aiinda estou no ensino médio, não fiz nenhum pesquisa aprofundada, como vcs, sobre esses assuntos.

Mas espero um dia ter oportunidades parecida com a de vcs!

Deve ter sido mto interessante neh?!

=*

Osmar Mesquita disse...

Cara muito boa a pesquisa...

as imagens ficaram otimas tb...
parabens...

Guilherme disse...

Boa as pesquisas, me lembra minha cadeira de Religião da faculdade, a proposito, pra que uma cadeira de religiao numa faculdade de direito? se souber responda.
Boa sorte nas proximas pesquisas
abraço

Anônimo disse...

Parabens pelo blog, eu simplesmente tenho bastante admiração por essas religiões, são amigos, não se importam de qual religião vc seja, eles sempre estão de portas abertas para visitas neah? Axo muito legal, apesar de ser católica.
Quanto ao meu blog, vc tem razão, eu me estresso com pessoas que só pensam nelas mesmas e não estam nem aí pra quem precisa aff...

Tatiana C. Mendes disse...

Ah, muito interessante o trabalho que vocês fizeram. É fundamental. Muitas pessoas possuem a mente fechada, portanto tendem, por este motivo, a generalizarem tudo, tanto religião, bem como outros grupos, movimentos diversos etc.

Em todos os meios, grupos e locais, existem diferentes tipos pessoas. E onde existem pessoas diferente, o caos pode se instalar, em maiores ou menores proporções. Com o islamismo ocorre isso, por causa de alguns, muitos são vistos de uma maneira não muito interessante.

Portanto lhes dou os parabéns pela matéria. Foi muito interessante ver as fotos, a disposição das pessoas, enfim. E o mais importante é mostrar para os leitores o quanto às generalizações são falhas e preconceituosas.

Um abraço,
Tatiana C. Mendes

Unknown disse...

Oi amor, adorei seu blog, bem interessante as suas matérias. Continue assim, estudando bastante, rs
Com amor De