segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Fé de cada um (parte 3 Budismo)



Algumas semanas depois partimos para o último episódio (por enquanto) dessa jornada que tanto nos ensinou e nos surpeendeu! Era a vez de visitarmos um templo budista. Parecia fácil a princípio, pois se conseguimos visitar uma mesquita islâmica e o templo hindu, o templo budista parecia moleza pra gente, mas não foi bem assim, tivemos uma dificuldade enorme em encontrar um templo budista em Santos, procurávamos por todos os meios possíveis e não encontrávamos nada, chegamos até a pensar que não existia templo budista na Baixada Santista, e o tempo para a apresentação do trabalho estava chegando, tínhamos que concluir a pesquisa naquela semana. Conseguimos o telefone da sede em São Paulo e de lá a secretária me passou o telefone e endereço do templo em Santos, bem perto de onde fica nossa Universidade, enfim, liguei lá pra agendar a visita e a entrevista, falei com a secretária Harumi, e ela foi extremamente simpática e acolhedora (algo dificil de se encontrar hoje em dia).







HARUMI (De preto)


E lá vamos nós, era sábado, fim de tarde, quando depois de algumas voltas encontramos a rua e o prédio, um prédio normal sem placas, nada! Tudo muito discreto. Entramos e perguntamos pela Harumi e logo ela veio nos atender com um imenso sorriso e começou a nos apresentar às pessoas e mostrar todas as instalações.










O lugar era bem grande, com várias salas onde aconteciam diversas cerimônias, numa delas estava acontecendo uma espécie de cerimônia só para homens que usavam um uniforme e era responsáveis por algo no local.








No templo principal acontecia um ensaio de dança e logo fomos ao segundo andar onde aconteceria uma reunião para visitantes!
Era uma sala bonita, onde tinha um altar que se encontrava fechado e fomos informados que não poderíamos tirar fotos quando ao altar fosse aberto e revelasse o pergaminho.









Começam as orações, achei um pouco semelhante aos mantras do hinduísmo com algumas peculariedades, o altar é aberto e intesificam-se as orações... passado esse momento, todos ficamos em circulo, cada um se apresenta e começa um estudo acompanhado de testemunhos de cada um dos participantes. Fomos apresentados e perguntados sobre nossa pesquisa, mas tudo correu de maneira bastante tranquila.








Acaba o estudo, todos se despedem e logo alguns líderes, o Gileno, a Elza e a Harumi vieram conversar com a gente bastante entusiasmados com a nossa presença e explicam várias pontos de sua religião. Era uma vertente budista do Japão, diferente um pouco da que conhecemos da Índia. Para eles Buda foi apenas um sábio no qual passou ensinamentos, tudo é energia, tudo que fazemos, pensamos, etc é energia e pode ser trasnforamdo em energia positiva atráves da"Força de transformação da vida"e da recitação do mantra NAM-MYOHO-RENGUE-KYO


NAM – Devotar
MYOHO – lei mística
RENGUE – Causa e efeito
KYO – início e o fim (passado, presente e futuro).
“Devotar a sua vida em prol da lei mística da causa e efeito do infinito (passado ao futuro)”.










Entre outras coisas, ele explicou que o budismo nessa vertente não é divulgado, pois eles não estão querendo encher o templo de pessoas, mas que no momento certo as pessoas chegam até eles, inclusive até a nossa visita para eles era algo já destinado a acontecer.
Possuem também uma excelente estrutura em termos de organização, com rádio, programas de TV, jornais, mas tudo divulgado de maneira discreta, como eles acreditam ser o melhor!
Outro ponto interessante é a busca da paz mundial, coincidindo com o islamismo e com o hinduísmo nesse aspecto.











Ficamos cerca de uma hora conversando com eles, quando eles pergutam sobre a nossa fé, e quando revelamos sermos cristãos, notei os olhares de surpresa (penso que a imagem que eles tem de cristãos é aquela de que estãos sempre julgando e criticando) , mas falei que nosso intuito de maneira nenhuma era julgar ou criticar, mas engrandecer nossa pesquisa e trocar informações com total respeito a fé deles e que essa troca era muito enriquecedora, embora discordássemos em vários pontos, mas logo notei as feições se acalmarem, nos despedimos e agradecemos e fomos embora com convite à retornar mais vezes.





Fabiana/Eu(alto), da esq para direita (Elza, Harumi e Gileno)





O que nos impressionou nessa vertende do Budismo foi a estrutura e organização deles e a cordialidade e o impressionante tratamento que cada visitante tem. Fica aí de exemplo para todos!




(Em breve estarei publicando um balanço geral dessas visitas e não para por aí, esse trabalho acabou, mas nossa pesquisa vai continuar, provavelmente estaremos realizando nosso TCC (tese de conclusão de curso) nessa linha, fazendo a junção do Serviço Social e as Religiões, então continuaremos nossa jornada pelo mundo das religiões)
Abraço a todos



19 comentários:

Washington disse...

parabéns pela reportagem, isso ai tem de produzir reportagens nesse aspecto mesmo, parabéns

Fernando Assad disse...

Olá!

É isso aí, sua reportagem ficou muito boa, pude saber de mais detalhes sobre essa bela religião. Eu sou católico, mas tenho muita admiração pelo budismo também.
Parabéns!

Abraço!
http://novelodigital.blogspot.com

Natanael Garcia disse...

Deve ter sido show vc fazer esse trabalho heim, gostei. Só acho q o nivel de informação deveria ser maior, abraço.

Anônimo disse...

Interessante o seu trabalho.. boa sorte no tcc

até

Anônimo disse...

Amei o Blog, não tive tempo de ler tudo, mas com certeza voltarei!!!

Anônimo disse...

Acho o Budismo a religião mais coerente do planeta.

Um texto magnífico e uma cobertura completa e interessante.

Hermano disse...

O budismo é muito bonito. Mas ele pra um povo mais introspectivo, por isso não tem tanto no Brasil.

Bom blog...

abç ^^

sacodefilo disse...

Legal, bem esclarecedor sobre o budismo.

Renato Mesquita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Johnny M. disse...

De todas as religiões, o budismo é a única pela qual tenho um pouco de respeito.

Bernardo Lima disse...

Olá, Rodrigo , blz?
Então, eu sou lá do Reflexões e sempre que posso respondo aos comentários, afim de responder algo ou prosseguir em uma "discussão".
Portanto, respondendo ao seu comentário no post sobre osistema penitenciário brasileiro:

Vlw msm pelo elogio lá no post...
é bem legal saber que existem debates a cerca desse assunto tão delicado...
deveriam existir mais pessoas com este pensamentos no Brasil..

Obrigado pela visita lá, grande abraço!

http://reflexoesdeumlouco.blogspot.comnhi

Bernardo Lima disse...

Ah, e sobre seu post aqui:

Não tenho religião e possuo um lado espiritual independente delas, porém a religião que mais me agrada e se aproxima do que eu penso é o budismo. Já lia alguns livros sobre a mesma e gostei mt.
Sobre esse seu projeto de faculdade das religiões, mt legal msm...
mandou bem na nota? se é que tinha nota..rsrs
nunca fui num templo budista, por não possuir um aqui perto, mas pretendo visitar um em breve.

vlw!

http://reflexoesdeumlouco.blogspot.com

Anônimo disse...

NOssa, adorei sua postagem! Que bela experiência, né?
Parabéns!

Climão Tahiti disse...

Gosto do budismo, mas não consigo mais adotar uma religião nem tenho paciência de correr atrás de uma.

Anônimo disse...

Olá Rodrigo!
Td bem?
Adorei sua reportagem! Estou buscando há algum tempo qualquer informação que me ajude a encontrar um templo budista em Santos, e seu blog apareceu no momento certo.
Tenho uma admiração enorme por essa religião e quero me aprofundar nos seus ensinamentos.
Se vc puder me ajudar informando o endereço ou telefone deste templo, ficaria imensamente grata. Como vc mesmo disse, é uma tarefa muito difícil.
Obrigada!
Carol (carolcmoura@gmail.com)

Rachel Munhoz disse...

Oi...tbm gostaria de conhecer o templo...será q vc poderia me fornecer o telefone e endereço?

Aguardo resposta

Abraço

Unknown disse...

Vcs podem me dar o endereço do templo, por favor ?

Unknown disse...

Que bonita pesquisa!!!!
Será que vcs poderiam me ajudar, já há algum tempo estou procurando um templo budista aqui em Santos e não encontro, será que vcs poderia me mandar pelo menos o telefone p/ meu email (sara.chajczyk@bol.com.br) eu ficaria imensamente grata!!!!

Emílio Baraçal disse...

Olá, tudo bom?

Fiquei muito interessado, ótima matéria. Há a possibilidade de passar o endereço e o telefone desse centro budista?

Meu e-mail é:
emiliobaracal@gmail.com

Obrigado!