quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A fé de cada um (parte 2 - Hinduísmo)



Olá amigos, conforme prometido, estou relatando a segunda parte da nossa jornada pelas religiões, dessa vez nos aventurando no campo do Hinduísmo.




Já se passavam alguns dias da nossa visita a Mesquita quando conseguimos marcar uma visita ao templo Hindu em Santos (foi muito difícil encontrar esse templo, não há site, telefone, divulgação, etc., só encontramos porque uma colega da nossa classe, a Raquel é hindu e frequenta essa comunidade, que é apenas uma das vertentes do hinduismo, talvez a mais conhecida, o movimento Hare Krishna)





Combinamos tudo com a Raquel e partimos, era um domingo chuvoso, daqueles que dá vontade de ficar em casa sem fazer nada, mas tínhamos que ir, não saberíamos quando iríamos ter uma nova oportunidade de visitar o templo Hindu, devido a correria do dia a dia e falta de tempo...






Marcamos de nos encontrar com a Raquel em determinado ponto de Santos, próximo ao templo Hindu, mas havia um trânsito horrível, pois na sexta tinha sido feriado e estavam todos voltando para São Paulo, e como a Raquel mora na Praia Grande, foi bem complicado para ela conseguir chegar, muitos telefonemas depois (bendita invenção, os celulares) e depois de procurarmos sozinho o templo sem obter sucesso, a Raquel chega e conseguimos encontrar o templo.






Nunca encontraríamos por nós mesmo, pois é apenas um prédio normal, e por ironia embaixo fica uma igreja evangélica, onde estava acontecendo um culto naquele instante, enfim, subimos as escadas e entramos no templo, o líder estava na ante-sala, nos recepcionou calorosamente e nos deu total permissão para fotografar e registrar tudo (mais uma demonstração de boa vontade).







O culto já tinha começado, estavam cantando mantras com o propósito, segundo eles, de purificar o corpo, uma moça vestida de indiana era a responsável pela ornamentação do altar e ficava acendendo uns incensos, velas e coisas do tipo.








Após os mantras, o líder começa o estudo abordando diversos aspectos culturais e ensinamentos hindus para os dias atuais. Tudo tranquilo.








Após esse estudo, começa-se uma cerimônia que a Raquel nos explicou que era a festa de aniversário de Krishna bebê, abre se a cortina do altar e todos começar a dançar, cantar, fazer pedidos e levar ofertas à Krishna bebê, algo bem interessante de se ver.







O mais impressionante é que eles ficam horas e horas nessas celebração, sem demonstrar sinal de cansaço, a reunião tinha começado as 18:00h e já eram 22:00 e não havia sinal de terminar, ainda teria a festa propriamente dita, com comidas e bebidas convenientes a um aniversário...









mas infelizamente precisamos ir embora antes pois a Fabi precisava ainda buscar a mãe dela em outro ponto da cidade, e não conseguimos conversar com ninguém, mas o que vimos nos impressionou muito, principalmente pelo fato de ficarem ali horas e horas com muita disposição e desejo de se purificarem através dos mantras e das cerimônias, pois por bem menos muitas vezes já nos sentimos cansados e sem disposição.







Que fique de exemplo pra todos, viver com todas as forças aquilo em que acredita, até o limite das forças! Grande abraço a todos até o próximo post sobre nossa jornada pelo Budismo.

11 comentários:

Ramon Assis disse...

Meu api é um hindu, acho muito surreal essa religião, assim como quase todas.

Acredito em Deus, mas dessa forma:
Ele fez tudo e pronto.


htt://vida-bela-opentheeyes.blogspot.com/

Ronaldo disse...

muito bom o post, estou lendo novamente

Anônimo disse...

Ohh Hinduismo *-* e vai falar sobre o Budismo também (esses dias assisti o filme "O Buda" simplesmente maravilhoso, muito legal mesmo comentar sobre religiões diferentes a cada post =]]

Küsse!!

http://carolices.zip.net

Máriana disse...

Nossa,muito legal teu blog.
A idéia do posts e tal tbm.
Gostei muito .

beijo *:

Natália Coelho disse...

Legal, esse respeito pelas diversas religiões!

Abraços

http://progestgrow.blogspot.com/

Erika Lira disse...

Concordo com tudo que vc disse. Gostei muito do seu blog.

Johnny M. disse...

Eu já estive em uma celebração Hare Krishna. É até interessante, mas a culinária é horrivel.

César Schuler disse...

Deve ser bom ser Hindu.

Unknown disse...

Muito bom...
Não sabia muita coisa sobre essa religião.
Achei bem interessante!


http://maynabuco.blogspot.com

Anônimo disse...

adoro os temas de religião,acho q a religião é bastante interesante,o contexto delas


beijos

sacodefilo disse...

Acho interessante em termos antropológicos, mas, pessoalmente, nutro uma antipatia por religiões não uma em específico, mas todas no geral.
O Budismo, de todas que já passaram por minhas leituras, foi a que menos me nauseou.
Gosto de trabalhar com o raciocínio descoldado da ótica maniqueísta ocidental.
Bom post...